Em virtude dos 10 anos da realização da primeira pesquisa de Perfil do Cicloturista Brasileiro e devido à escassez de dados relacionados ao cicloturismo no Brasil retratado pelo estudo da Economia da Bicicleta no Brasil, o PLANETT, em parceria com o Clube de Cicloturismo do Brasil e Bike Anjo, reeditam a pesquisa no âmbito nacional para subsidiar estudos dos mais diversos atores relacionados à atividade.

Por que fazer esta pesquisa?
Planejar qualquer atividade turística sem dados sobre perfil de demanda é sempre um enorme desafio para qualquer gestor, tomador de decisão, pesquisador ou interessado. Após um grande período com uma lacuna de informações sobre quem realiza cicloturismo no Brasil (seja com passeios de um dia ou com grandes cicloviagens), a pesquisa O Cicloturista Brasileiro 2018 foi desenvolvida para que se tenha uma visão em macroescala da atividade, abrangendo 26 das 27 Unidades Federativas brasileiras. Assim, é possível fundamentar pesquisas em escalas estaduais, regionais e locais para que cada destino possa entender o seu contexto em relação ao panorama nacional.

O Cicloturista Brasileiro 2018 preza pelo dinamismo das informações e busca compilar cada vez mais dados sobre a atividade no país para que uma revisão seja feita em cinco anos, mantendo sempre atualizado o Perfil do Cicloturista Brasileiro.

Documentos com resultados OCB18:
Em breve, o Relatório final e o Anexo: Modelo de formulário estarão disponíveis para download:

Relatório final
Modelo de formulário

II Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo:
Os resultados preliminares da pesquisa OCB18 foram apresentados em três momentos durante a segunda edição do Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo. Além da apresentação do estudo em si, os dados sobre intermodalidade, gastos e preferências de cicloviagem estiveram inseridos no contexto de cada painel temático do evento:

O Cicloturista Brasileiro 2018: Apresentação do estudo
 (Luiz Saldanha, PLANETT/UFRJ)
Potencial Econômico da Bicicleta
(Juliana DeCastro, PLANETT/UFRJ)
A importância da intermodalidade para gerenciamento da mobilidade em áreas turísticas
(Ronaldo Balassiano, PLANETT/UFRJ)



Ajude o OCB18 a ficar mais amplo!
Sua cidade ou região não teve representatividade no OCB18 e gostaria de entender como aplicar o questionário, integrando-o a este portal?

Saiba como aplicar a pesquisa em sua região, seja você da sociedade civil, poder público, iniciativa privada ou academia, qualquer setor é capacitado para agregar mais informações para a atividade.

Entre em contato conosco e vamos trocar uma ideia, além de expormos as pesquisas que se relacionem com o tema neste portal, revisitaremos todos os dados em 2023 para que atualizemos o panorama do cicloturismo no país!

Na mídia:
Veja a reportagem do Bike é Legal:
Participe da pesquisa que incentiva o cicloturismo nacional e estuda perfis de viajantes

Programa para o Desenvolvimento do Cicloturismo
Esta é uma pesquisa resultante do Observatório do Cicloturismo, que integra o Programa para o Desenvolvimento Nacional e Regional do PLANETT. Clique e conheça melhor este programa, assim como seus subprogramas e conjunto de projetos que se relacionam com ele.