Planejamento do Cicloturismo

O cicloturismo não é uma atividade que se resume apenas a viagens realizadas utilizando a bicicleta como principal modo de transporte e maior motivação da viagem. O cicloturismo também engloba passeios de um dia dentro ou fora do seu local de residência e quando o ciclismo compõe um grupo maior de atividades quando se visita algum destino específico. Portanto, considera-se as categorias de cicloturismo urbano, mountain bike, ciclismo de estrada e qualquer outra atividade recreativa que se utilize a bicicleta como modo de transporte.

Apesar de eventos ciclísticos possuírem um teor competitivo, existem divisões de cicloturismo para parte dos competidores amadores e que são de grande importância para a movimentação econômica nos locais onde ocorrem e podem ser ótimos canais de divulgação de destinos cicloturísticos. Em complemento à Promoção da área de destino, faz-se bastante relevante para a organização da atividade que se desenvolva a infraestrutura para o cicloturismo (pensando na interface da mobilidade cicloviária junto a do turismo) e que se faça um diagnóstico da situação antes da implementação ou de quaisquer intervenções, para possibilitar um monitoramento contínuo e manter uma alta qualidade de serviço aos usuários, um impacto ambiental mínimo e um retorno positivo às comunidades abrangidas pela rota em questão.

Apresentação fundamentada a partir deste estudo.


Publicações

Nos últimos anos, elaboramos e participamos de estudos sobre a bicicleta se relacionando com o cicloturismo. Os dois infográficos abaixo fazem um resumo geral sobre as questões socioeconômicas e organizacionais da atividade:

O poder do cicloturismo
Infográfico Bicicleta nos Planos 

Entre os estudos citados, três deles se encontram gratuitamente disponíveis para download, conforme seguem a seguir. O livro Mobilidade por Bicicleta no Brasil é uma coletânea de estudos sobre a pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro 2015, no qual o capítulo sobre a cidade Niterói discute a relação da mobilidade urbana e turística sob a perspectiva da bicicleta. O eBook oficial do I Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo: Cicloturismo urbano em foco compila todas as discussões ocorridas durante a primeira edição deste evento realizado em 2016 (explicado a seguir) e contém uma série de artigos científicos de sua Mostra Acadêmica. Por fim, a inédita pesquisa A Economia da Bicicleta no Brasil levantou, entre diversos tópicos, uma discussão econômica perante o mercado do cicloturismo – utilizando como estudo de caso o Circuito do Vale Europeu Catarinense.

Mobilidade por Bicicleta no Brasil (2016)
I EDesC: Cicloturismo urbano (2017)
A Economia da Bicicleta no Brasil (2018)
Visitar: 0 0
Visitar: 0
Visitar: 0 0

Ver outras publicações e artigos que o PLANETT atuou direta ou indiretamente em Publicações ou em Programa para o Desenvolvimento do Cicloturismo.


Eventos e pesquisas

O Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo (EDesC) é um evento de escala nacional que busca articular todos os atores envolvidos direta ou indiretamente com o cicloturismo, visando um desenvolvimento integrado da atividade. Veja as edições passadas e visite o portal do EDesC:

Niterói / RJ – 2016
Rio de Janeiro / RJ – 2018

O Cicloturista Brasileiro 2018 é uma pesquisa resultante do Observatório do Cicloturismo que se encontra em andamento e busca reeditar o levantamento feito em 2008 e manter atualizadas as informações sobre a atividade no país:

Programa para o Desenvolvimento do Cicloturismo
Para gerenciar, impulsionar e apoiar os mais diversos projetos nas áreas de interface do cicloturismo em escala local, regional e nacional, o PLANETT estabeleu o Programa para o Desenvolvimento do Cicloturismo (ProDesC). Além da coordenação dos projetos nacionais e regionais, o ProDesC se fundamenta em duas frentes de atuação: a produção de conhecimento, com o Observatório do Cicloturismo, e a disseminação do conhecimento através de eventos nacionais e locais, com o Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo. Veja mais detalhadamente na página do ProDesC ou entre em contato conosco!