O cicloturismo não é uma atividade que se resume apenas a viagens realizadas utilizando a bicicleta como principal modo de transporte e maior motivação da viagem. O cicloturismo também engloba passeios de um dia dentro ou fora do seu local de residência e quando o ciclismo compõe um grupo maior de atividades quando se visita algum destino específico. Portanto, considera-se as categorias de cicloturismo urbano, mountain bike, ciclismo de estrada e qualquer outra atividade recreativa que se utilize a bicicleta como modo de transporte.

Envolve passeios a lugares fora ou no local de residência do ciclista.

Ciclismo faz parte de um grande conjunto de atividades em uma viagem.

A bicicleta é a principal motivação e modo de transporte da viagem.

 

Apesar de eventos ciclísticos possuírem um teor competitivo, existem divisões de cicloturismo para parte dos competidores amadores e que são de grande importância para a movimentação econômica nos locais onde ocorrem e podem ser ótimos canais de divulgação de destinos cicloturísticos. Em complemento à PROMOÇÃO DA ÁREA DE DESTINO, faz-se bastante relevante para a organização da atividade que se desenvolva a INFRAESTRUTURA PARA O CICLOTURISMO (pensando na interface da mobilidade cicloviária junto a do turismo) e que se faça um diagnóstico da situação antes da implementação ou de quaisquer intervenções, para possibilitar um MONITORAMENTO contínuo e manter uma alta qualidade de serviço aos usuários, um impacto ambiental mínimo e um retorno positivo às comunidades abrangidas pela rota em questão.

Apresentação fundamentada a partir deste estudo.

MAPEAMENTO DE DESTINOS BRASILEIROS

Entre 2020 e 2021, o Observatório do Cicloturismo realizou um levantamento sobre as rotas que estavam consolidadas nacionalmente antes da pandemia (até 2019). Os resultados estão discutidos neste estudo e integra a primeira fase de um monitoramento contínuo do desenvolvimento de cidades e regiões para o cicloturismo no Brasil.

Visite estes resultados na primeira fase da plataforma de Destinos para Cicloturismo e atente-se para nossas novidades durante 2023!

DIVERSIDADE DE CICLOTURISTAS NO BRASIL

Não existe “cicloturista médio”, mas sim uma demanda mais consolidade e uma gama de cicloturistas que se diversifica em faixa etária, gênero, renda e cidade de residência, que estão pedalando cada vez mais pelo país!

Conheça melhor os resultados da pesquisa realizada em parceria com o Clube de Cicloturismo do Brasil e a rede Bike Anjo.

INFOGRÁFICOS

Nos últimos anos, elaboramos e participamos de estudos sobre a bicicleta se relacionando com o cicloturismo. Os dois infográficos abaixo fazem um resumo geral sobre as questões socioeconômicas e organizacionais da atividade:

Planejamento de destinos

CICLOTURISMO URBANO

De pequenos distritos a grandes metrópoles, o cicloturismo sempre se faz presente de alguma forma nas dinâmicas urbanas. De passagem ou desbravando uma cidade de bicicleta, diversas oportunidades e desafios se apresentarão a residentes e turistas. Para garantir a segurança dos usuários da via e fomentar a melhora da qualidade de vida da população local, o planejamento e a gestão deverá integrar setores de turismo, urbanismo, meio ambiente, transportes, saúde e educação.

CICLISMO DE MONTANHA (MTB)

As atividades também conhecidas como Mountain Bike, quando realizadas para fins de recreação, integram o amplo conceito de cicloturismo. Sua prática está relacionada aos ambientes naturais, independentemente do nível técnico associado. Seja em cidades, áreas rurais, Unidades de Conservação e Bike Parks, a implantação e o manejo destas trilhas deve seguir normas de estruturação e segurança, além de monitoramento contínuo, para garantir a preservação de onde está instalada.

ROTAS DE CICLOTURISMO

Roteiros regionais de cicloturismo abrangem áreas urbanas, rurais e Unidades de Conservação, podendo se fundamentar por diferentes iniciativas: contextos histórico-culturais, naturais e de peregrinação. A cooperação intermunicipal, por meio de Instâncias de Governança Regional, é essencial para alinhar os interesses locais da sociedade civil e iniciativa privada em um processo colaborativo de gestão. 

Através do Observatório do Cicloturismo e do Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo, atuamos em prol da consolidação desta atividade no Brasil.

ENCONTRO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CICLOTURISMO

O EDESC é um evento de escala nacional que busca articular todos os atores envolvidos direta ou indiretamente com o cicloturismo, visando um desenvolvimento integrado da atividade. Veja as edições passadas e visite o Portal do EDESC:

Próxima edição:

Última edição:

Publicações EDESC:

Os eBooks das edições anteriores estão disponíveis no Portal do EDESC, assim como os artigos científicos apresentados e publicados na Mostra Acadêmica. Clique e veja mais.

OBSERVATÓRIO DO CICLOTURISMO

O Observatório do Cicloturismo busca produzir conhecimento sobre cicloturismo através do monitoramento constante da atividade em escala nacional, regional e local, sempre contextualizado pelo dinamismo internacional. Confira o Portal do Observatório do Cicloturismo!

Pesquisa & Desenvolvimento

Atuamos na coordenação e execução de pesquisas e ações relacionadas ao cicloturismo. Assim como damos suporte a iniciativas direta ou indiretamente ligadas ao tema, no âmbito das Cidades Ativas e do Turismo de Natureza.

Radar acadêmico

Aqui, você está convidado a conhecer não apenas os trabalhos (artigos, monografias e dissertações) já publicados no Brasil, como também divulgar a sua pesquisa e se aproximar de outros autores e pesquisadores sobre o tema.

Benchmarking

Na busca por entender o panorama do cicloturismo no Brasil, conectamos e avaliamos as boas práticas e desafios de gestores, pesquisadores e operadores de receptivo. Em breve, os resultados iniciais serão apresentados.
Estamos sempre abertos a parcerias!
Artigos científicos relacionados:

Desculpe, nenhuma publicação.

Monografias e dissertações relacionadas:

Desculpe, nenhuma publicação.