O Instituto de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (PLANETT) atua na interface da mobilidade e do turismo, a partir da incorporação de novas ferramentas e tecnologias capazes de melhorar o acesso e a conectividade entre os destinos e democratizar as oportunidades de saúde, educação, lazer e renda. Estabelecido inicialmente como um laboratório do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, em 2015, formalizou-se dentro do terceiro setor em 2020, consolidando sua autonomia como instituto de pesquisa e desenvolvimento. Sua atuação é dedicada a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), articulação de atores, capacitação e benchmarking.
Por meio das linhas estratégicas de ciência cidadã, restauração ecológica e inteligência dos dados, o PLANETT se divide em três macroprogramas:
- Programa para o Desenvolvimento do Cicloturismo (ProDESC)
- Objetiva a produção e disseminação de conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil e no mundo, de forma a conciliar os processos metodológicos da academia à atuação prática e de mercado do poder público, setor privado e sociedade civil.
- Programa Turismo de Natureza
- Estabelecido para fundamentar todo os encadeamentos possíveis de atividades ao ar livre para além do cicloturismo, como: caminhadas de curto e longo curso, observação de vida selvagem, geoturismo, canoagem, entre outros.
- Programa Cidades Ativas
- Aprofunda as diferentes abordagens sobre o tema nas interfaces de uma vida mais saudável nas cidades. Saúde, educação, lazer e geração de renda são reiterados às pautas do planejamento urbano, na busca de melhor qualidade de vida para todos.
A atuação em rede é outra característica do PLANETT, do nível nacional ao local, articulamos e damos suporte a atividades, pesquisas e projetos que estejam adequados e integrados às nossas linhas estratégicas. Entre os diversos parceiros consolidados pelo país, destacam-se os de abrangência nacional: